The Learning of Democracy in Latin America

Social Actors and Cultural Change

Author: Paulo José Krischke

Publisher: Nova Publishers

ISBN: 9781590330623

Category: Political Science

Page: 183

View: 6636

Learning of Democracy in Latin America - Social Actors & Cultural Change

Faculdade de Direito da PUCRS

60 anos de histórias e desafios, 1947-2007

Author: N.A

Publisher: EDIPUCRS

ISBN: 9788574306957

Category: Law schools

Page: 187

View: 3953

Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas

Author: Antonio Dias Nascimento,Tânia Maria Hetkowski

Publisher: SciELO - EDUFBA

ISBN: 8523208720

Category: Education

Page: 400

View: 6279

A aplicação das tecnologias de informação e comunicação à educação (como o uso dos games como locus de aprendizagem e a midiatização do conhecimento na EAD), o reconhecimento da diversidade cultural, a valorização das trocas interculturais, a importância da ética e dos valores e da história oral de vida, a definição de políticas públicas e a atualidade do pensamento de Freinet, Vigotsky e Paulo Freire são alguns dos temas discutidos neste livro. Se seu tema central é a educação e os desafios que a contemporaneidade apresenta para a formação de profissionais da área, sua maior virtude é não desconhecer as densidades interpretativas que surgem com estas reflexões

Missão prevenir e proteger: condições de vida, trabalho e saúde dos policiais militares do Rio de Janeiro

Author: Maria Cecília de Souza Minayo,Edinilsa Ramos de Souza,Patrícia Constantino

Publisher: SciELO - Editora FIOCRUZ

ISBN: 8575413392

Category: Technology & Engineering

Page: 328

View: 1497

Este livro supre uma carência bibliográfica nos estudos de segurança pública e é fruto de um estudo sociológico que investigou as condições de vida, trabalho e saúde dos policiais militares do estado do Rio de Janeiro, que é a alma mater de todas as outras corporações, constituídas posteriormente – fator que permite a generalização de diversas questões suscitadas aqui. Procura oferecer um entendimento desde a natureza da função da Polícia Militar na sociedade através da análise de sua história sob o aspecto de seus antecedentes, sua instituição e institucionalização, seus integrantes e suas funções legais, no passado e no presente. Avalia também as conseqüências das condições de trabalho impostas ao policial militar com o objetivo direto de produzir informações que ultrapassem preconceitos alimentados, durante décadas, com ressentimentos entre policiais e cientistas da área de humanidades, permitindo, justamente, a pluralidade e a relativização das verdades defendidas por cada um, a partir de suas subjetividades.

Os andaimes do novo voluntariado

Author: Márcia Pereira Cunha

Publisher: Cortez Editora

ISBN: 852492103X

Category: Social Science

Page: 193

View: 4120

O livro trata do aparecimento, no cenário público da segunda metade da década de 1990, do chamado novo voluntariado, apresentando-o como uma construção e não como resultado da soma de iniciativas pessoais espontâneas. A construção de novo voluntariado foi considerada em duas vertentes: a das relações entre atores que lhe deram sustentação e os que lhe foram críticos e a da ideia mesma de novidade, que define o trabalho voluntário desse período como uma ação que se diferencia das anteriores.

Opportunities and Deprivation in the Urban South

Poverty, Segregation and Social Networks in São Paulo

Author: Eduardo Cesar Leão Marques

Publisher: Routledge

ISBN: 1317085329

Category: Social Science

Page: 198

View: 3932

Contending that everyday sociability and social networks are central elements to an understanding of urban poverty, Opportunities and Deprivation in the Urban South draws on detailed research conducted in São Paulo in an examination of the social networks of individuals who identify as poor. The book uses a multi-methods approach not only to test the importance of networks, but also to disentangle the effects of networks and segregation and to specify the relational and spatial mechanisms associated with the production of poverty. It thus explores the different types of network that exist amongst the metropolitan poor, the conditions that shape and influence them, their consequences for the production of poverty and the mechanisms through which networks influence daily living conditions. A rigorous examination of poverty in a contemporary megacity, Opportunities and Deprivation in the Urban South will appeal to sociologists, political scientists and geographers with interests in urban studies, poverty and segregation and social networks.

Clientelism in Everyday Latin American Politics

Author: T. Hilgers

Publisher: Springer

ISBN: 1137275995

Category: Political Science

Page: 258

View: 4227

This book improves understandings of how and why clientelism endures in Latin America and why state policy is often ineffective. Political scientists and sociologists, the contributors employ ethnography, targeted interviews, case studies, within-case and regional comparison, thick descriptions, and process tracing.

Integração perversa

pobreza e tráfico de drogas

Author: Alba Zaluar

Publisher: FGV Editora

ISBN: 9788522504787

Category: Drug traffic

Page: 438

View: 4710

Trata da violência urbana, da pobreza e do tráfico de drogas, com base em pesquisas de campo e sob a perspectiva da sociologia contemporânea. Reflete sobre alguns projetos preventivos, que propõem saídas para a situação extrema de violência e criminalidade existente no país e, em especial, no Rio de Janeiro.

COMUNICAÇÃO E POLÍTICA

Capital social, reconhecimento e deliberação pública

Author: Heloiza Matos,Ângela Marques

Publisher: Summus Editorial

ISBN: 8532309887

Category: Political Science

Page: N.A

View: 3813

Os autores desta obra abordam as dinâmicas responsáveis pela articulação entre os meios de comunicação, a prática comunicativa diária dos cidadãos e o engajamento em esferas públicas de debate. Afinal, é nessas esferas que se constitui o capital social e os sujeitos lutam contra o desrespeito e a desvalorização, procurando alterar os códigos discursivos que perpetuam formas de opressão simbólica.

O jeitinho brasileiro na admissão ao serviço público

a história constitucional do recrutamento de servidores sem concurso

Author: André Luiz Alves de Magalhães

Publisher: Editora Baraúna

ISBN: 8579234247

Category: Law

Page: 155

View: 4084

Pondo em revista os preceitos pertinentes ao recrutamento de servidores ao longo da história constitucional do país, o livro busca identificar o motivo de, apesar da considerada sensação de haver no regime brasileiro, do ponto de vista legal, um aparato de acessibilidade com base na qualificação, consagrado na disciplina da admissão dos melhores através do concurso público, um grande contingente de servidores ainda é agregado ao serviço público sem submeter-se a seleção isonômica.

Negotiating the Free Trade Area of the Americas

Author: Z. Arashiro

Publisher: Springer

ISBN: 0230119050

Category: Political Science

Page: 272

View: 6222

The first detailed historical account of the Free Trade Area of the Americas (FTAA) negotiations, this book covers the genesis of the project in the early 1990s to its demise in late 2003. It examines how the FTAA, an Inter-American policy idea, was incompatible with the predominant ideas and beliefs of Brazilian and American decision makers as to how they could and should conduct their countries' foreign trade policy in the Western Hemisphere.

Opinion Polls and the Media

Reflecting and Shaping Public Opinion

Author: C. Holtz-Bacha,J. Strömbäck

Publisher: Springer

ISBN: 0230374956

Category: Social Science

Page: 291

View: 2132

A collection of original essays drawing together international research on the media's use of opinion polls, covering both theoretical and methodological approaches.

Indivíduo, Grupo e Sociedade: Estudos de Psicologia Social

Author: Arakcy Martins Rodrigues

Publisher: EdUSP

ISBN: 9788531408021

Category:

Page: 295

View: 4811

Esta obra é uma coletânea de artigos de Arakcy Martins Rodrigues sobre a relação indivíduo-sociedade sob o ângulo da psicologia social. Apoiada em autores provenientes da Psicanálise e da Escola Sociotécnica como Kurt Lewin e Pierre Bourdieu, a autora aborda temas como a família, o trabalho, a religião, a AIDS entre outros.